quinta-feira, 22 de abril de 2010

Game Review: Mass Effect

Howdy folks! Bem, depois de um tempo terminando alguns jogos e vendo alguns filmes... vamos lá pra mais um jogo, MASS EFFECT da BioWare, lançado em 2008 para Xbox360 e PC.

Uma grande produção, mistura RPG e Shooter,  o sistema de batalhas é bem bolado, tem um tipo de pausa onde se pode controlar cada habilidade que cada um dos seus companheiros irá usar no inimigo e seleção de armas para cada personagem, Pistola, Shotgun, Siniper Rifle e Assault Rifle. Não há munição no jogo, mas é obvio que quando pegar uma metralhadora não vai ficar atirando que nem nos filmes do Rambo que nunca acaba a munição (obs.: só termina na hora em que ele tem que ser heróico e partir pra porrada, derrubar um helicóptero por exemplo), voltando, aqui as armas aquecem, ou seja, não adianta atirar que nem um condenado porque a arma vai superaquecer e parar de atirar, aí tem aquela looooonga espera, enquanto os inimigos atacam a arma resfria. Isso me lembra também, como todo o shooter em 3ª pessoa decente, tem lugares pra se proteger, enquanto o pobre Geth gasta sua munição você fica escondido, depois ele começa a carregar desesperadamente sua arma aí então você acerta um balaço (ou seja lá o q for o que sai daquelas armas) bem no meio do único olho dele!  O sistema de mira é meio estranho, mas muito usual, mesmo sendo em 3ª pessoa, fica difícil de errar o inimigo(obs.: a Sniper sempre será precisa, não se desespere). Quanto a gráficos, são ótimos, explosões, tiros (futurísticos, mas muito bem feitos, sem exageros), a aparência dos personagens também, muito bem detalhada. Outra coisa que me chamou a atenção, foi a adição de um tipo de poder, os Biotics, onde se pode praticamente faze o que quiser com os inimigos, erguer, jogar pros lados, no chão, segurar no ar e ficar atirando com a arma, enfim, ótimo pra estratégias.
O jogador controla Shepard durante a jogatina, ele tem aparência e nome padrões mas pode ser editado no inicio do jogo, pode mudar para homem ou mulher, a classe, pode ser Soldier, Engineer, Adept, Infiltrator, Sentinel e Vanguard, onde nasceu, Nascido na terra, em alguma Colônia Espacial ou em alguma base, nos três ele é Humano, a aparência também, cabelo, nariz, orelhas... e mais algumas modificações, até perfil psicológico... ah o nome também, mas isso é só pra diferenciar cada Jogo que começar, todos vão te chamar de Shepard ou de Commander mesmo...







*SPOILERS*
A história começa na SR1 Normandy, a nave do Capitão David Anderson, que é um humano e amigo seu, aí então você sai em missão ao planeta Eden Prime, com dois soldados, Kaidan Alenko e Jester, Jester morre, e durante a missão Shepard encontra Ashley Williams, mais um soldado, e futuramente possível romance, seguindo a missão Saren Arterius, um Turian "Rogue Spectre" mata Nihlus um outro Turian, Spectre (depois eu explico o que é isso, ou não), aí então Shepard encontra o Prothean Beacon, que é tipo um lugar onde guarda informações dos Protheans, uma raça supostamente já extinta, e dos Reapers uma espécie de "máquina biológica", raça esta que alguns duvidam da existência, até a hora que descobre-se que a nave de Saren, Sovereign, é um reaper.

Voltando para a nave, Shepard retorna para a Citadel, uma colônia espacial, que supõe-se que tenha sido construída pelos Protheans (sempre eles). Assim provando que Saren é um Spectre foragido, Shepard se torna o primeiro humano Spectre e assim caçar Saren. No meio das missões ele encontra seus parceiros de batalha, (não, não é só o Kaidan e a Ashley) o Krogan Urdnot Wrex, o Turian Garrus Vakarian, a Asari Liara T'Soni (tem uma missão exclusivamente pra buscar ela), e por ultimo e não menos importante (claro que não, ela é a mais f..da) a Quarian Tali'Zorah nar Rayya.

Aí tem missões em Virmire, Feros, Ilos e Noveria (não necessariamente nessa mesma ordem), até a derrota de Saren na Citadel. Sempre enfrentando os inúmeros tipos de Geths. Ah antes que eu esqueça, Spectre é uma espécie de agente especial do conselho (Jedi... não), pode fazer o que quiser dentro dos limites de onde o conselho manda, ou seja, sua palavra é praticamente lei (O_o).

Agora, um jogo que se passa no espaço, nao pode ter só humanos, né? Falarei de algumas raças agora. Só que esse jogo é tão f0da, que cada raça tem uma religião, economia, cultura e  história, e são umas 15 raças "humanóides" no jogo.


Turian
São uma espécie de "lagarto humanóide" são incríveis mecânicos, a Normandy foi construída  na união de tecnologia Humana e Turian. São melhores usuários de Snipers e Assault Rifles.

Krogan
São Répteis Bípedes também, mas usam mais força bruta do que inteligência, mas nunca subestime a inteligência de um Krogan, eles têm força e defesa incríveis. São bons usuários de Shotguns e Assault Rifles.

Asari
Têm uma coloração azul/púrpura, tem uma biologia incrível e podem viver 1000 anos. São ótimas usuárias de Biotics, usam com muita força e precisão.

Quarian (os mais f0da)
Os Quarian tem um sistema imunológico muito frágil, por isso as mascaras e as roupas fechadas, eles criaram os Geth, que logo depois os expulsaram do próprio planeta, assim foi criada a Flotila, eles se tornaram uma espécie de nômades, são incríveis mecânicos e usuários de Eletronics.

Reaper
São a mais avançada raça de máquinas, conhecidos pelos Geth como "Old Machines", viveram a 50.000 anos.

Prothean
Desapareceram misteriosamente a 50.000 anos, deixaram inúmeras super construções, entre elas a Citadel e os Mass Relays (maquinas para viajar pelos sistemas da Via Lactea).



Geth
Criados pelos Quarian, são uma espécie de máquina super avançada, cada um geth que adquire uma informação ou habilidade pode passar para os outros, é como se fossem um banco de dados ambulantes, também são usuários de Eletronics, e são bons com Snipers e Assault Rifles.













Bom, é isso, e isso é só um pouco, tem muito mais coisas, joguem, é SUPERULTRAMEGAMASTERBLASTERPOWER RECOMENDADAÇO!!!

É uma trilogia, terminei o 2 a pouco tempo, vai sair um post sobre, aguardem...




Update: fiquei sabendo que Hollywood está interessada em fazer um filme do jogo (que o diretor não seja Uwe Boll!!! que não seja Uwe Boll!!!), mas, pelo que eu entendi, Casey Hudson, diretor de projeto do jogo, ainda não tem pressa para um filme, esperamos que essa "pouca pressa" dure bastante pra não da M$#da como alguns filmes de jogos por aí (Alone in the Dark que o diga).


Fonte: Kotaku

By Sigma

Nenhum comentário:

Postar um comentário